quarta-feira, 22 de julho de 2009

O site oficial é um espelho do clube

Tenho acompanhado nos foruns as discussões sobre nosso site oficial, que estará mudando nos próximos dias.
Fizemos reuniões no comitê de marketing e recebemos várias sugestões, a grande maioria executável.
Porém uma premissa básica deveria ser observada nestas sugestões: o site do clube não é um país das maravilhas, um mundo encantado. Ele é o reflexo do clube.
Se o clube não tem orçamento, o site deve obedecer essa regra (temos apenas 1 funcionário terceirizado para cuidar do mesmo).
O site oficial não pode ser um blog ou forum. Para isto existem os sites de torcida, que cumprem este papel, e em todo lugar do mundo são mais acessados que o site oficial. Site oficial é institucional.
Uns pedem uma ouvidoria no site.Mas ter uma ouvidoria num clube de futebol é questão de atitude e mobilização de todo o corpo diretivo do clube. Não se cria isso num site. O site é apenas um instrumento.
Transmissão de jogos tem impeditivo legal.
Furos de reportagens e notícias antecipadas dependem também do comprometimento de todo o corpo diretivo do clube em priorizar o site oficial.
Antes de 2007 não tínhamos nada.Hoje temos alguma coisa.E nos próximos dias teremos um site que não deixará a dever em nada aos dos demais clubes brasileiros.
Mas sua atualização e recursos de interatividade com o torcedor e o sócio dependem da política do clube para esse temas.
O Sport da vida real é aquele mesmo que vocês acessam no www.sportrecife.com.br

4 comentários:

  1. Essa vida real do Sport é por demais sofrida e dormente.

    Carlos, já vi inúmeros torcedores se disponibilizarem para ajudar o clube. Inclusive, já enviei para o "Fale conosco" do site oficial o contato de um torcedor que desejava implantar um projeto de TV Virtual para o Sport. Na época ele fazia mestrado em Portugal exatamente sobre esse tema.

    Outro que tentou por muito tempo ajudar o clube foi o conselheiro C. Cunha. Este possui uma empresa de treinamento de pessoal e por tempos ofereceu gratuitamente seus serviços ao Sport. Somente este mês teve êxito. O mais grave é que o treinamento era gratuito e mesmo assim ele teve de correr atrás da direção para executar o projeto, quando o correto deveria ser o inverso, isto é, o Sport correndo atrás de parceiros que lhe ajudassem a melhorar o clube.

    ResponderExcluir
  2. Caro Joseph, de todos os projetos de TV que vi o melhor é o que estamos implantando. Toda ajuda free é bem vinda, mas necessariamente nem todo projeto free é o melhor(desconfio muitas vezes do que vem de graça...).
    Este torcedor que ofereceu esse projeto pode ser nosso consultor, no nosso projeto.
    Quanto ao treinamento de nosso pessoal, infelizmente, não é com nosso departamento.Recebi também uma oferta de ajuda, sem custos para o clube, de um conselheiro que inclusive formalizou esta oferta em uma sessão do Conselho.Não sei como isto caminhou.Vou verificar.

    ResponderExcluir
  3. Ok, Carlos!
    Mas o que eu quis enfatizar mesmo é a inércia que ainda permeia certos setores do clube. Não quis enfatizar o projeto do torcedor, mas a não obtenção de resposta, mesmo que negativa.
    Penso que se o clube realmente fosse atrás de PARCERIAS com torcedores teria uma resposta positiva. Basta se ter PROJETOS e TRANSPARÊNCIA. União entre os departamentos também é essencial, pois estamos falando de uma instituição, um organismo, que deve funcionar em perfeita sintonia em prol do Sport, e não para satisfazer egos (me refiro no geral, nada a sua pessoa).

    PS. aguardo novidades sobre a arena. :)

    ResponderExcluir
  4. Boa notícia, Carlos. Espero que o contato funcione, atualmente entrar em contato com o site oficial é falar com as paredes.

    Off topic:

    Você sabe quando estará disponível no Sport, Carlos?

    http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=13659

    ResponderExcluir