terça-feira, 1 de setembro de 2009

Não podemos mais anotar o nome do torcedor no "papel de pão"

Para ganhar espaço no interior, e melhorar os números de nossa torcida, precisamos ter instrumentos para criar e manter o relacionamento com o torcedor (CRM).
Não adianta apenas ações básicas tais como:

1. Jogar no interior mais vezes (quem sabe até um clássico);
2. Levar a loja móvel para acompanhar o clube nessas partidas;
3. Associar o torcedor na loja móvel;
4. Criar consulados nas principais cidades do interior;

Tudo isso o Inter e o Grêmio fizeram e fazem no RS.

Mas o principal é o suporte que dá continuidade e retorno a essas ações : um software para gerenciar esse relacionamento, enviar correspondências, boletos, diplomas e certificados, brindes, elaborar sorteios, fazer pesquisas, analisar comportamento de compras, frequência em jogos, etc... Isso é CRM!

Ou investimos uma grana que não temos na aquisição desse software ou terceirizamos uma campanha de sócios, como até nossos dois co-irmãos daqui fizeram.

Não podemos mais anotar o nome do torcedor no "papel de pão"!!!!

21 comentários:

  1. Oi Carlinhos,

    Existem soluções open-source para CRM, como o SugarCRM (http://www.sugarcrm.com/crm/download/sugar-suite.html). Logicamente ainda existem custos com a implantação, customização, etc, mas pode ser um caminho para reduzir o custo total. Não dá para tentar alguma parceria com alguma empresa de TI local também não?

    Um abraço,

    Leo

    ResponderExcluir
  2. Relationship manager... fiz alguns trabalho na faculdade sobre isso.... Além das soluções opensource que o amigo acima citou, tem as de grandes empresas... Onde eu trabalhava usávamos o MicrosoftCRM... bem completo...

    ResponderExcluir
  3. Prezados Senhores, conheçam melhor as soluções de CRM que não se compões exclusivamente de um software, mas sim uma solução com a inclusão dos conceitos em toda a empresa. Despertando o conhecimento que cada depto influencia no relacionamento da instituição com o cliente-torcedor. Colocamo-nos a disposição para nos apresentar como Microsoft Gold Certified Partner especializado em Soluções de Negócios Microsoft, e exculzivamente o único certificado em Dynamics CRM - temos uma equipe com profissionais com referencia de implantação de projetos de relacionamento com o cliente do Wallmart, Bomclube e Central de Atendimento Hipercard, Oracle do Brasil, dentre outros. A empresa: Netbull Consultoria - (81) 2138-0661 - www.netbull.com.br - blog: www.netbulll.com.br/quantovaleseucliente
    Solução de Gestão de Torcedores - Netbull GT.
    Fabio Bonifacio - Diretor Comercial

    ResponderExcluir
  4. Se for pra haver um clássico no interior, que NÃO seja em Caruaru, pois a cidade não têm tantos 'paraibacas'(não como as outras) que seja em outra cidade mais 'sertaneja', como Petrolina.
    o problema é que não existe um estádio com capacidade para um jogo como esse.

    ResponderExcluir
  5. O importante é termos um time competitivo e passar nossos jogos na TV via satélite. Sem isso, não adianta software, CRM, clássico, nada. O torcedor tem que poder assistir o jogo de seu time para torcer. Se a única forma de acompanhar o Sport for pelo rádio torcendo pro time não cair enquanto ele pode acompanhar o São Paulo sendo tetra-campeão pela parabólica, vamos continuar perdendo torcedores.

    ResponderExcluir
  6. A massificação através da mídia é mais fundamental do que o CRM. A exposição do Sport Club do Recife, principalmente através dos jogos, talvez seja a alternativa mais eficaz. É hora dos 3 clubes de Recife, mormente o Sport, buscarem mais exposição junto às emissoras com transmissão local.

    ResponderExcluir
  7. Peesoal,

    Quando falei em CRM falei realmente para gerar o debate.Mas todos sabemos que ter a ferramenta não é "O" problema.
    O problema é implantar o conceito e a necessidade de ter a ferramenta.
    O conceito simples de que o cliente (sócio ou torcedor) é o foco principal.
    Como conseguir isso se nem enviamos um simples boleto de cobrança ao sócio? Como pedir isso se nunca enviamos nem uma cartinha desejando feliz aniversário? Como fazer isso se nem conseguimos convocar, via email ou carta, 300 conselheiros para uma assembléia?
    Fico grato pelas sugestões de todos, mas sinto que ainda temos um longo caminho pela frente...

    ResponderExcluir
  8. Joseph,

    Quanto a mídia, como explicar que o Sport jogando as 16 horas em MG, a Globo transmita para Recife PalmeirasXSão Paulo ?
    Buscar mais exposição no Brasileiro, nos moldes atuais, é impossível.
    Vivemos do dinheiro que nos sufoca.
    Esta é a lógica perversa..

    ResponderExcluir
  9. É imprescindível que sejam feitos trabalhos no interior do estado. A marca Sport já é consolidada na Capital. Aqui em Petrolina já temos muito simpatizantes (depois do título da Copa do Brasil) mas ainda poucos torcedores de verdade. Precisamos da loja móvel, de eventos que fortaleçam o nome do Sport no interior, eventos no shopping local com a presença de jogadores do leão. Aqui temos muitos torcedores de outros clubes influenciados pelas transmissões pela parabólica. O Sport vai passar o ano de 2010 sem vir a Petrolina já que o time local caiu pra série B do estadual mas a MARCA tem que estar presente na cidade, sempre!

    ResponderExcluir
  10. Prezado Carlos Frederico,

    Acompanho o seu belo trabalho no Sport, tenho MBA em Marketing e assim como eu, você deve saber perfeitamente, que uma empresa é um sistema e todas as partes tem que está interligadas entre si, para alcançar um mesmo objetivo. O que vejo no nosso amado clube são melhorias em alguns setores e um total amadorismo em outros (Tem horas que ligo o dia todo pro telefone de lá e ninguém atende), exemplo esse como citado acima por você que o Clube não consegue enviar um simples boleto, um cartão de aniversário, dentre outros ... Sou sócio do Sport desde 86 tinha apenas 6 anos de vida e já respirava esse clube até estudei no colégio Rubro Negro que por sinal foi um projeto assim como tantos outros que não foi a frente ... enfim, o Sport precisa de uma restruturação geral para ficar alinhado com os seus objetivos. O Sport tem um Planejamento Estratégico ? Porque se não tiver nem adianta montar um Departamento de Marketing ... Fico apenas preocupado que o nosso amado Clube não sabe ainda ganhar dinheiro e nem tão pouco fidelizar os seus clientes/torcedor e olha que o produto Sport é bom em!!!

    Abraços e boa sorte,

    Leonardo Lopes

    Se quiser trocar algumas ideias me adiciona, nesse momento precisamos unir forças. leonardolopes10@msn.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos,

    A respeito desse software, eu me lembro(salve engano) que desde 2007/2008 havia a noticia que o Sport havia comprado um software para gerenciamento de socios que era o mesmo que o Internacional usava... porque temos a necessidade de comprar outro se aquele nem foi usado?

    Abraços
    Igor Gomes

    ResponderExcluir
  12. Carlos, o consulado foi a grande sacada dos times do Sul, não acho que seja tão básico assim. O nosso interior é riquíssimo e cidades como Lajedo, Bonito, Bezerros, Arcoverde, Serra Talhada, Triunfo, São josé do Egito, entre outras, estão bem localizadas e seria uma grande sacada nossa.
    O Nosso consulado poderia servir também para formar atletas. Clube com piscinas no interior cobram mensalidade maior que a do Sport atualmente. Quaisquer prefeitura dessas citadas acima, participariam desse projeto.

    ResponderExcluir
  13. CINE,

    SE o problema estivesse apenas na parabólica.Quantos jogos foram transmitidos na TV aberta?
    A mão que dá é a mão que tira!

    ResponderExcluir
  14. Leo,

    Esse planejamento é nosso sonho.

    Estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
  15. Igor,

    O que temos administra o clube sim.Nosso problema não é de software.É de conceito.Temos que atacar e buscar o sócio em casa (internet).Temos que abrir mão da recita hoje para auferir dobrado amanhã.
    O soft que temos é feijão-com-arroz.Tínhamos obrigação de tê-lo há 10 anos.
    O diferencial tem que ser feito com mais esforço ainda.

    ResponderExcluir
  16. Márcio,

    O consulado é básico sim.Fazer o "agito" é fácil.Dar um diploma ao juiz da cidade que torce pelo Sport é fácil.
    O difícil é mandar o boleto pro cara depois.....
    Você acredita nisso?
    Não temos esse "pós-venda".

    ResponderExcluir
  17. Carlos,
    Alguma notícia da arena? Nunca mais se falou nela.

    ResponderExcluir
  18. Carlos,
    Primeiro parabens pela luta e pelas idéias!

    Aproveitando, me responde uma coisa sempre me inquietou:
    Porque os lançamentos dos uniformes não são feitos antes do início da temporada como na europa? Quando é feito desta forma, os uniformes simbolizam o ano do clube, e ficam imortalizados na mente do torcedor de acordo com a campanha do time. No modelo atual, nunca sabemos a que ano os uniformes representam e o clube inicia um novo ano com o modelo usado no ano anterior.


    Além disto, todo ano nunca sabemos quando serão lançados novos uniformes. Agora, por exemplo, de forma inesperada é lançado o terceiro uniforme!
    O lançamento geral poderia ser feito antes do natal, e assim se aproveitaria este momento para vender um montante certamente maior do que em outra época do ano. Caso o receio seja que não exista volume de vendas de uniformes no restante do ano, poderia deixar então para lançar o segundo e o terceiro durante o ano, mas considero fundamental aproveitar o momento natalino e associar sempre o uniforme do time a um ano em específico, além de tornar o lançamento do uniforme num evento tradicional do clube, no qual os torcedores saibam sempre as datas com antecedência. Não só despetaria o desejo de compra, como valorizaria o evento.

    Fico no aguardo pelas respostas, ok?

    Gande abraço, parabens pelo trabalho!

    Francisco Tigre

    ResponderExcluir
  19. Ora pois fala-se muito em falta de capital para sanar as pendencias do clube. A um tempo se prometeu a campanha de sócio-internet para agosto já estamos no meio de setembro e nem sinal da nova campanha. Até quando vamos aguardar??
    Quero gente na rua, nas faculdades, nos colégios, captando novos sócios. Quero uma empresa de turismo do Sport que faça da ilha um museu vivo da tradição pernambucana e ponto turístico obrigatório como é o maraca no rio. Queremos franquias das loja do sport nos shoping's da cidade, nem que seja um quiosque com os produtos legalizados.
    É muito ruim ver o Leão engatinhando parecendo ter meses de vida mesmo sendo um centenário clube.
    carloscosta76@msn.com

    ResponderExcluir
  20. Carlos
    Na minha opinião, nada vai mudar enquanto não mudarem as ideias.
    Como um clube com mais de 100 anos de história, que possui 3 títulos nacionais (1 deles recente) só possui 2 pessoas no departamento de marketing? E fora tantas outras coisas absurdas que acontecem ai (o exemplo do telefone que ninguém atende eu conheço bem, e isso é absurdo)
    Sei que pode faltar dinheiro, mas se há pessoas que abraçam a ideia, isso se resolve.
    Talvez chegue o dia em que você se canse de dar murro em ponta de faca, por causa dessa mentalidade que acha que gastar (investir) é menos importante que arrecadar. Não estou me referindo a nenhuma diretoria específica, pois todas falharam nesse aspecto.
    Apesar das limitações que são colocadas para você, parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  21. Chico Tigre,

    O calendário de lançamento de uniformes do Sport é o mesmo há mais de 10 anos.Sempre lançamos os novos uniformes em Maio, perto de nossa data de aniversário (13). Isso porque nossa principal competição é o Brasileiro, que inicia nessa época.
    Nunca poderemos seguir o calendário europeu, nem lançar camisas em Dezembro, pois camisa se vende com o time usando em jogos, o que não acontece nesta época do ano.
    E em 2008 ainda lançamos a dourada em 13/12, antecipando a Libertadores e aproveitando as vendas de Natal (foi uma exceção).
    A camisa preta já estava programada para ser lançada nessa época.O simples fato de lançar em separado, chama mais atenção e aumenta as vendas do 3o uniforme, que sempre era ofuscado pelos demais

    ResponderExcluir