quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Associação de marcas no futebol

Depois de ler uma critica no Blog do Torcedor, do amigo Marcelo Cavalcante, que reputo como um dos melhores jornalistas esportivos de Pernambuco, resolvi fazer um breve comentário sobre o assunto do título.
Quando assumi o marketing do Sport em 2007, nossa camisa estava "povoada" de patrocinadores, pagando valores inferiores ao real potencial do espaço cedido pelo clube, o que por sua vez motivava ainda mais a busca de novos parceiros.
Junto com o presidente Milton Bivar fizemos um trabalho de valorização da marca do clube e do espaço em nosso uniforme de jogo.E nesse trabalho elegemos a Cimento Nassau como patrocinador master, pelo interesse mútuo das partes nessa ação.
O resultado foi que fechamos em 2009 o maior contrato de patrocínio de uniforme da história do clube, maior do NO/NE , o que nos permitiu elevar também a pedida pelo espaço do patrocinador secundário(mangas), para valorizar o investimento da Cimento Nassau(pena que não podemos divulgar os valores, pelas exigências contratuais, mas quando soube do valor que a Megatone pagava ao Boca Juniors, não fiquei com inveja nenhuma).
Isso deu um "up grade" na marca Sport Recife em todo país. O que nos permitiu implantar o conceito de " associação de marcas". Tínhamos que buscar mais um patrocinador forte, de peso, que agregasse valor ao nosso uniforme.
Enviamos nosso plano comercial a todas as grandes agências de marketing esportivo do país.
Mas a tão decantada crise mundial nos mostrou que a realidade de nosso futebol em 2009 seria mais dura do que planejamos no final de 2008.Muitos clubes do país amargaram no mínimo 6 meses desse ano sem patrocinadores no uniforme(Vitória/BA, Atlético/MG, Cruzeiro, Atlético/PR, Goiás, etc...)
Fizemos um bom trabalho.E contamos com a sorte e o apoio de um patrocinador fiel, a quem devemos muito nos momentos mais difíceis de Série B no passado.
Agora temos, já no final da temporada, um novo patrocinador para as mangas da camisa:a Shineray.Uma negociação conduzida e fechada por nosso presidente.E niguém melhor que o presidente do clube para saber onde o calo aperta.
Será uma parceria curta(até Dezembro), mas que podemos tratar como um "test drive", pois tenho certeza que o retorno obtido nesta exposição superará as expectativas do patrocinador. E em 2010 teremos um bis.
Desejo sucesso a Shineray no Sport Club do Recife.
PST!

4 comentários:

  1. Prezado Carlos,

    Entendo que os motivos financeiros sejam preponderantes para concretização desta parceria, que não sabemos os valores em cifras. Parabéns ao Marketing, que está abrindo uma nova fonte de renda ao clube. Era o que todos os setores e vice-presidências deveriam fazer: trabalhar no intuito de gerar receita.

    Abraços

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  2. Se a Megatone pagava cerca de 3 milhoes de dolares por anoa ao Boca Junios, O Sport deve ganha 9 milhoes por ano, como vc disse.

    "pelas exigências contratuais, mas quando soube do valor que a Megatone pagava ao Boca Juniors, não fiquei com inveja nenhuma)."

    Veja esse link na resposta nº 42

    http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/2009/07/18/455/

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  3. É sempre bom ler um texto aqui no seu blog. Não sei porque, mas uma boa parte da massa rubro-negra ficou com o pé atras, devido a situaçao do Sport, e ao "tipo" do patrocinador. Se é pra ajudar, que seja bem vindo. No entanto, tem que se tomar cuidado para não tornar a camisa um abadá!
    Boa sorte ao mkt do nosso glorioso.

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  4. Caro Carlos, li uma notícia que realmente me deixou preocupado, o fato da espaço sport começar a vender produtos da Torcida Jovem.
    evidente o potencial de tal torcida, entretanto será que foi devidamente ponderado o nível de rejeição?
    Falo isto pq percebo que a cada dia e a cada ato de vandalismo desta torcida aumenta a rejeição a mesma.
    Após os fatos ocorridos dentro da sede contra outra TO (gang da ilha) este seria o momento menos propício para firmar tal parceria.

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