quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Reunião do Conselho ontem

Fui convocado e estive na reunião do Conselho ontem a noite.
Pensei que pelo atual momento de nosso time, seria pouco solicitado na reunião.
Mas, para minha surpresa, a impressão que tive foi que o marketing, atualmente, ainda é o maior problema do Sport.
Da impossibilidade do clube em ter conta-corrente aos 42.000 sócios cadastrados que talvez tenham se tornado inadimplentes por não receberem seus boletos de cobrança.
Tudo foi debitado na fatura do marketing.Tem sido assim há dois anos e meio.São as consequências da transparência e dos canais abertos com a torcida.
Na reunião gastou-se muito mais tempo discutindo a nossa provável campanha de sócios, que os resultados em campo.
Explanei minhas idéias sobre campanhas de sócios.E mais uma vez reforcei que a falha está no conceito que usamos por muito tempo(cobrança de jóias) e na recusa em abrir mão de parte da receita em prol da melhoria do relacionamento com o sócio(concessão de benefícios).
Mais uma vez afirmei que as ações que deram certo no Sport, nesse período que estou na diretoria, foram através de parcerias e terceirização de serviços.
Porém há um grupo, que domina as discussões desse tema no Conselho, que insiste em fazer a campanha "ontem", com a estrutura atual do clube(inclusive de pessoal) e nos moldes atuais de cobrança.
Acho isso um tiro no pé!
Talvez isso demonstre que na estrutura do clube ainda há resistência a entregar nas mãos de profissionais um assunto tão importante.

25 comentários:

  1. Concordo com sua posição a respeito das necessidades administrativas de campanhas de sócio e é cada vez mais frustrante ver a campanha do "ontem" nos clubes. Mas Carlos, na minha visão reunião de conselho não é para discutir colocação na tabela, é sim para discutir como melhorar a estrutura do clube, e nisso o Marketing realmente será sempre cobrado. Um abraço.

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  2. Cláudio, em momento algum disse que colocação na tabela deve ser assunto de discussão no Conselho.Mas pode ter certeza que o marketing não é o principal assunto atualmente a ser discutido na estrutura do clube.Perde-se uma oportunidade de tentar esclarecer outros problemas.

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  3. Você está certíssimo, a falha está no conceito que usamos por muito tempo(cobrança de jóias) e na recusa em abrir mão de parte da receita em prol da melhoria do relacionamento com o sócio. Devemos aproximar cada vez mais o sócio (torcedor), do seu clube de coração. Existe inúmeras ações que iriam aproximar o sócio, sem grandes investimentos para o clube. Alguns exemplos práticos: Promover através de sorteio, um almoço mensal ou semanal do sócio (em dia) com a diretoria e algum atleta do futebol. O sócio (em dia) ter direito a viajar com a delegação para algum jogo fora, tudo isso através de sorteio pelo site oficial do clube.
    Exemplos simples que iriam aproximar o torcedor, dando vantagens e a baixo custo.
    Um abraço, Carlinhos!!! Bruno Falcone

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  4. Carlos, se possível gostaria que você informasse algum e-mail para que eu pudesse escrever algumas coisas que venho pensado a respeito.
    Não acho que tudo seja culpa do marketing, mas sei que você também concorda, e sabe, que algumas ações são falhas demais. Sei que você está fazendo o que pode e também sei o quão difícil é mudar certos conceitos e idéias ultrapassadas.
    Abraço e parabéns pelo trabalho

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  5. Bruno, há muito a fazer claro.Principalmente quando vemos que somos apenas dois no departamento de mktg, enquanto o Corinthians tem 18 pessoas. Meu email é vpmarketing@sportrecife.com.br

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  6. Há um abismo entre os vários departamentos do Sport, principalmente entre dois que deveriam andar JUNTOS: administrativo e marketing.
    O Sport é uma instituição e deve ser tratado como um organismo, no qual cada departamento seria um órgão vital.
    Infelizmente, o que presenciamos é que um faz e outro desfaz ou emperra. Assim é andar pra trás...

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  7. Certamente Carlos. O que quis dizer é que independente da posição do clube na tabela sabemos que o Marketing vai ser sempre cobrado. Sei que o trabalho vem sendo bem feito e torço para voce e a Kelli gradualmente conseguirem romper essas barreiras e continuarem ajudando o Sport. Um abraço!

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  8. Carlos, campanha de sócio agora com o barco afundando?! Acho muito pouco provável que tenham os resultados esperados, infelizmente. Enquanto esse presidente do Sport continuar falando besteiras na mídia, cada vez mais os torcedores se afastarão. Espero que você e Kelly consigam continuar o bom trabalho.

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  9. Joseph, concordo com sua observação, a questão da profissionalização destes seguimentos dos clubes ainda não é tratada da forma que deveria ser, esbarramos muitas vezes no amadorismo administrativo e por consequência nas brechas deixadas pelo planejamento ineficiente, um reflexo disso são os resultados no futebol, claro que não podemos creditar toda essa crise a isso, afinal, os bastidores das relações neste caso são muito peculiares, coisas do futebol.
    Porém o caminho foi apontado pelo VP Carlos Frederico, a melhoria na relação com os sócios é talvez o melhor caminho, assim como ações que comprometam o clube com seus torcedores, estes só querem ter um momento para acompanhar de perto o dia a dia da sua equipe, ações desse tipo não custam tanto assim e são muito eficientes, outro modo de conquistar de maneira institucional os torcedores, seria "interiorizar" as ações de promoção do clube, levá-lo para as cidades do interior, utilizando por exemplo as equipes de base, ou as outras modalidades esportivas existentes no clube, ou ainda criar espaços físicos que remetam ao clube, lojas sejam exclusivas ou não em que esse adepto mantenha uma relação estreita com o clube.

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  10. Carlos, eu sou sincero, pra mim o marketing está muito devagar e achava que isso era imobilismo de vocês, mas lendo um comentário de outra pessoa por esses dias eu passei a ver a coisa de forma mais justa em relação ao departamento de marketing: vocês não tem autonomia para tomar as decisões necessárias. Se vocês quizerem fazer qualquer coisa será necessário um investimento que tenho certeza que vocês não teriam como seguir por causa da mentalidade dos nossos atuais dirigentes. De qualquer forma, se existir alguem que faça o trabalho de assessor de imprensa, peça a esta pessoa que converse com o presidente sobre as declarações dele a imprensa. Viver reclamando que não tem dinheiro, viver tentando vender Ciro como se isso fosse a ultima esperança, elogiar a torcida do rival que encheu o estádio pagando 10 reais quando aqui estavamos pagando 40 e ainda dizer que a culpa de um eventual rebaixamento vai ser dos sócios e da torcida é pra acabar com qualquer tentativa futura de ação de marketing que possa ser feita, pois quem é que vai querer ser sócio de um clube pra ficar vendo seu presidente fazer isso?
    Me esclareça uma dúvida: porque não temos mais nenhum patrocinador na camisa? Dificuldade pra conseguir ou ninguem está procurando?

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  11. Caramba, como o Sport que mostrar sua grandeza apenas com 2 pessoas fazendo mkt do clube?! Ontem eu estava meditando sobre a profissionalização do clube, esse jeito nordestino de apadrinhar e colocar pra trabalhar é o grande problema e acho que impede e muito crescimento do clube. Fico pensando quando o nosso clube vai se profissionalizar?O que nós torcedores podemos fazer?...isso me entristece e muito!

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  12. Caro Carlos Frederico,

    estou entrando em contato por meio desse post seu, pois não sei outro meio de conseguir falar com você. Como estudante de Design, me surgiu uma dúvida nos últimos dias: o Sport tem um manual de aplicação da marca? Com tipografias institucionais definidas, uso da marca, etc? Acho que, como uma grande empresa, o clube também precisa definir um manual de marca e gostaria de saber se isso existe, ou existe um estudo para ser feito.

    Atenciosamente,

    João Lima

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  13. Prezado João, temos sim um manual simples de aplicação de nossa marca, feito pelo nosso departamento em 2007. Porém temos a cosntatação que ele nem sempre é obedecido nas aplicações diversas dentro até de nosso clube. Estamos finalizando um contrato de gestão de marcas com a Roxos e Doentes, que incluirá um novo estudo, desta vez completo, incluindo até novas aplicações de nosso mascote.Grato pela atenção e interesse.

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  14. Aos demais que estão acompanhado minhas postagens, fico grato por ter despertado neste espaço, o interesse pela discussão dos assuntos de nosso departamento.Estou acompanhando todas as sugestões.

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  15. Carlos, pq não usar a estrutura do cheque eletrônico em prol do Sport? ou pelo menos tentar montar algo semelhante. Sei que vc é capaz.

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  16. Caro Márcio, o cheque eletrônico como produto acabou, e o mercado agora tem outra dinâmica. Estou no Sport como pessoa física, dedicando um pouco de meus conhecimentos, sem envolver minha empresa ou meus negócios.

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  17. Carlos, estou precisando do seu e-mail contato, pois estou fazendo projeto de conclusão (publicidade - maurício de nassau) sobre o sport.

    Um abraço,
    Carolina Figueiredo
    (carolinafigueiredos@yahoo.com.br_

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  18. Caro Carlos Frederico

    Primeiramente, meus sinceros parabéns. Não é fácil promover mudanças, mas vejo sim que estas vem ocorrendo. Exemplo claro é a camisa dourada - ótima sacada. Estou ansioso pelo novo padrão - a camisa negra - acredito que será um sucesso, mesmo com a má fase. Entretanto, eu estou com algumas dúvidas. 1) Cadê o energético do Sport? E a água mineral? Quando e onde serão comercializados? 2) Por que é tão difícil entender que fazer concessões aos sócios levará ao aumento no número total desses, e consequentemente, aumento de receita fixa para o clube? O Internacional tem hoje o associado como maior fonte de renda - 4 milhões por mês, se não me engano. Penso que poderíamos ter categorias de sócios, de modo a permitir contribuições variadas, e com concessões variadas. Exemplo:
    1) sócio A: R$40,00, ingresso a 50% do valor em qualquer local do estádio e 30% desconto nos produtos do clube. Sócio B: R$20,00, ingresso a 50% do valor da geral/arquibancada. Sócio C: R$10,00, desconto de 10% nos produtos do clube (ou em alguns produtos, estou só pensando). Sócio D: R$100,00, ingresso a 40% do valor em qualquer lugar e direito a uma camisa - padrão oficial - por ano.

    Lógico que fiz essas considerações rapidamente, óbvio que ninguém faz isso de cabeça, mas baseado em dados e projeções. O que gostaria de deixar como contribuição é que a variação de opções para ser sócio e a já citada concessão de benefícios para mim são caminhos certeiros para atrair o nosso torcedor.

    Pensemos na lógica do lucro por volume de vendas - presente no Wall-Mart, e nas lojas de R$1,99: o volume das vendas é alto, com os produtos mais caros compensando os mais baratos no final das contas. 1000 sócios a 100reais por mês são 100.000 fixos - sem contar que uma camisa sai a 160 reais - o que se paga facilmente com a mensalidade. Temos uma marca forte - é uma identidade, uma paixão que não tem fim. Temos potencial de sobra. Por fim, uma sugestão: para atrair novos sócios, que tal oferecer camisas do time para os 10 primeiros novos sócios de cada mês? Temos que pensar diferente.

    Boa sorte e continuem com a pegada, vocês estão no caminho certo. Abraço e continue com o blog - uma ótima iniciativa.

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  19. Carlos B,
    Quando noticiamos um licenciamento de um produto, fazemos isso no momento da assinatura do contrato.Até o produto chegar as prateleiras tem um períod de desnvolvimento e produção que pode levar tempo.E até conjuntura de mercado influi.Isto está em contrato.Mas logo estes produtos estarão nas prateleiras.
    Quanto a suas considerações sobre sócios, preços, planos de pagamento e a lógica do volumexpreço, tudo foi amplamente discutido e apresentado ao administrativo e a presidência(com todos os exemplos possíveis de clubes do Brasil e exterior).Vamos aguardar as decisões.
    E no meu projeto tem camisa oficial para 100% dos sócios, sejam eles novos ou atuais.

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  20. Respondendo ao Luciano sobre novos patrocinadores, o Sport tem hoje com a Cimento Nassau o maior patrocínio de camisa de clubes do NO/NE.Muitos clubes do Sul atualmente estão sem patrocinador, ou penaram no primeiro semestre.
    Somos privilegiados.
    mas para o próximo ano teremos muitas dificuldades em renovar.
    Prometemos ao nosso patrocinador fornecer um relatório de exposição de mídia para valorar seu investimento.
    Mas por contenção de despesas este relatório não foi contratado.
    Poucos se interessarão pelo Sport no próximo ano sem essa medição importante, que dá retorno ao investimento feito.

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  21. Carlos,

    Estava na reunião do conselho e estou aqui para lhe dar os parabéns pela brilhante explicação e posicionamento sobre o MKT do Sport. Concordo plenamente com o que você falou sobre os conselheiros que dominam as discurssões e não são a favor de entregar a empresas competentes serviços oferecidos pelo clube. Fico estremamente triste em constatar que nosso conselho (grande parte) tem uma visão retrograda sobre vários aspectos. Espero que um dia o Sport possa colocar em prática seus projetos.
    PST!
    Alberto Cavendish

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  22. Carlos, o que voce acha disso:

    http://www.cachecolmania.com.br/

    Parece estranho para a nossa região, mas achei na internet um do vitoria da bahia pra vender(http://www.netshoes.com.br/produto/index_ch.aspx?pc=3899). É bom pra proteger o pescoço do sol e o nosso torcedor pode levantar como vemos nos campeonatos europeus e é mais eh mais portatil que uma bandeira.

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  23. Carlos

    Obrigado pela rápida resposta. Com a iniciativa do Náutico em ampliar as categorias de sócios, acho que o cúpula rubronegra terá mais um argumento para acatar as propostas do Depto. Marketing que você mencionou.

    E, em meio a essa semana atribulada (extra-campo), peço que FIQUES, NÃO SAIA! DIGA À NAÇÃO NUBRONEGRA QUE FICA! (rss) Abraço

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  24. Prezado Carlos Frederico

    Sou Conselheiro e concordo totalmente com você. Até gostaria de me posicionar na reunião, porém não tinha feito a minha inscrição para falar. Acho que além da esfera do marketing, precisamos ter um núcleo de jovens rubro-negros (profissionais liberais, empresários, etc) que se reunam para pensar um Sport muito maior em 20 ou 30 anos. Nisto precisamos de você com tua visão de marketing, e outros que acrescentem conhecimentos em gestão administrativa e de futebol. Precisamos mudar a visão do passado em que predomina o amadorismo dentro do clube (do presidente ao porteiro). Pelo Sport tudo!

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  25. Carlos

    Entendo a sua posição sobre a limitação que há na área de marketing do clube, e discordo de alguns torcedores que dizem que com o time em baixa não podemos fazer nenhuma campanha para movimentar a torcida. O Corinthians quando caiu para a segunda divisão lançou a campanha (O meu amor pelo Corinthians é roxo) com camisas e outras promoções. Resultado, o time participou de 3 decisões (2 copas do Brasil e 1 Paulista) ganhando 2 e a torcida está mais empolgada que antes da queda. Acho que o marketing poderia pensar em algo possível para incendiar a nossa torcida de novo, reforçando o nosso amor pelo Sport, apesar da atual fase. Sei que não temos recursos financeiros, mas 2 coisas me fazem acreditar nisto: a torcida do Sport precisa de muito pouco para se inflamar e uma cabeça criativa e empreendedora pode superar as adversidades financeiras. Estou certo ?

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